Ainda usando o Windows Phone? Atualize para o Windows 10!


Não são poucas as pessoas que tem um smartphone Lumia e ainda usam o Windows Phone 8.1. Essa versão do sistema operacional não terá mais suporte da Microsoft a partir de julho de 2017. Isso significa que novos apps não serão lançados e alguns podem até desaparecer da Loja do Windows. A Microsoft lançou o Windows 10 para smartphones no início de 2016, mas a atualização não é automática. É necessário instalar um app que verifica se seu telefone é compatível com o novo sistema. É exatamente por isso que muitos não sabem que seu telefone pode ser atualizado.

Mas, tem alguma vantagem em atualizar para o Windows 10? Sim, e você deve fazer isso. O primeiro motivo é que o Windows Phone já está sendo abandonado pelos desenvolvedores de software. Isso significa que novos apps e até os existentes não serão mais encontrados na Loja para baixar. Outro motivo é que o Windows 10 traz novos recursos, um novo design mais familiar para quem usa o mesmo sistema no PC e também novos apps nativos redesenhados e com novas funções. A experiência de usar o app de e-mail no Windows Phone, por exemplo, é bem diferente no Windows 10. Outro motivo muito importante é que o Windows 10 recebe atualizações todos os meses para corrigir erros e trazer novos recursos. O Windows Phone não recebe atualizações há muito tempo.

O que preciso fazer para atualizar meu telefone? A página de suporte da Microsoft explica os passos de forma bem simples. Será necessário instalar o app Supervisor de Atualização. Ele informa se seu dispositivo Windows Phone 8.1 está qualificado para a atualização para o Windows 10 Mobile. Se for o caso, ele também o ajudará a liberar espaço no dispositivo para prepará-lo para a atualização.

Como obter o aplicativo?
  1. Em Iniciar, passe o dedo para ver a lista Todos os aplicativos e escolha Loja.
  2. Procure o aplicativo Supervisor de Atualização e instale-o no dispositivo.
  3. Abra o aplicativo em seu dispositivo. Ele verifica o dispositivo e informa se ele está pronto para a atualização, se é necessário algum tipo de renovação antes de começar a atualização ou se o dispositivo não pode ser atualizado.
Se o dispositivo estiver qualificado para a atualização, poderá ser necessário liberar algum espaço para obtê-la. O aplicativo recomendará arquivos, como vídeos ou fotos, que você pode mover temporariamente para o OneDrive ou para um cartão SD, caso haja um instalado. Aceite as recomendações ou altere os arquivos que você quer mover. Você também pode excluir arquivos, se quiser. Para mover os arquivos para o OneDrive, você precisa usar o aplicativo para restaurá-los no dispositivo após a instalação do Windows 10 Mobile.

Ainda tem dúvidas de como usar o app Supervisor de Atualização? Veja o vídeo abaixo (ele está em inglês, mas você pode ativar as legendas em português).


Algumas recomendações para uma boa experiência com o Windows 10 (evita muitos erros de lentidão e travamentos):
  • Antes de atualizar, remova o chip da operadora e o cartão de memória.
  • Só comece a atualização quando a bateria estiver carregada.
  • Após atualizar para o Windows 10 Mobile, ainda haverá mais atualizações pendentes. Verifique em Todos os aplicativos > Configurações > Atualização e Backup.
  • Após instalar todas as atualizações pendentes, faça uma restauração de fábrica em Configurações > Sistema > Sobre. Isso apagará tudo do telefone e o telefone vai iniciar como se tivesse sendo usado pela primeira vez. Durante a configuração inicial, ele vai oferecer para restaurar o backup. NÃO restaure, pois esse backup é do Windows Phone e pode trazer problemas para o Windows 10. Ignore e comece sem um backup.
Agora, sim, conecte o chip e o cartão, atualize os apps e aproveite seu telefone. Se tiver dúvidas ou quer falar algo sobre o processo de atualização, deixe seu comentário logo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Use uma senha para proteger os arquivos no pendrive ou disco externo

Ele chegou! Windows 10 Creators Update já está disponível